Cerca de 120 estudantes participaram do 1º Campeonato Municipal Estudantil de Xadrez Rápido, realizado na tarde deste sábado (28), na Cidade da Criança Zilda Arns, em parceria com a Academia de Xadrez de Campos. A competição contou com a participação de atletas divididos em cinco categorias: pré-mirim (sub 10), mirim (sub 12), infantil (sub 14), cadete (sub 16) e juvenil (sub 18), de escolas das redes pública e privada. O evento foi realizado na geodésica.
De acordo com o presidente da Academia de Xadrez de Campos, Victor Paiva de Azevedo Duarte, o xadrez, por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. “Além disso, é uma atividade lúdica, que estimula o desenvolvimento de inúmeras capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação. Nosso objetivo é fomentar o ensino e a prática sistematizada do esporte - destaca Victor.
A telefonista Cristiane Monteiro, 52 anos, mãe do aluno Davi Monteiro, 8 anos, do Colégio Pitágoras, estava na torcida do filho.
- Acho muito importante esta atividade para os alunos. Onde ele estuda o Xadrez está na grade curricular, e vejo o quanto isso é importante no desenvolvimento cognitivo. Ele despertou o interesse depois das férias que passou na casa da tia, onde aprendeu a jogar. Quando está em casa, ele joga no tablet. Ele realmente está levando a sério - disse a mãe, satisfeita.
Comentários
Postar um comentário