As 17 equipes serão divididas em dois grupos (A e B), que serão sorteados no arbitral, com 9 clubes no grupo A e 8 no grupo B.
Todas as associações jogarão entre si, dentro do próprio grupo, em turno único.
TAÇA CORCOVADO (SEGUNDO TURNO)
Todas as associações jogarão contra as associações do outro grupo (A x B).
Tanto na Taça Santos Dumont, quanto na Taça Corcovado, classificam-se para as semifinais as 2 (duas) primeiras colocadas de cada grupo A e B. Realizando as semifinais (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ªA - com vantagem de empate para as líderes de cada grupo A e B) e finais em jogo único, sem vantagem de empate.
Caso uma mesma associação não seja campeã da Taça Santos Dumont e da Taça Corcovado (1º e 2º turnos), participarão do Turno Semifinal do Campeonato 4 (quatro) associações, a saber:
I – A campeã da Taça Santos Dumont;
II – A campeã da Taça Corcovado;
III – As 2 (duas) associações de melhor colocação na classificação geral, que não tenha sido campeã de turno.
Caso uma mesma associação seja campeã da Taça Santos Dumont e da Taça Corcovado (1º e 2º turnos), estará automaticamente classificada para o Turno Final do Campeonato. Neste caso o Turno Semifinal será realizado somente por outras 2 (duas) associações de melhor classificação geral.
FINAL DO CAMPEONATO
As equipes classificadas das semifinais se enfrentarão em jogos de ida e volta, não haverá vantagem para nenhuma das associações. Havendo empate no somatório final das partidas, a decisão será por pênaltis. Tanto a campeão quanto a vice estarão classificadas para participarem da Fase Preliminar (SELETIVA) do Campeonato Estadual de Profissionais da Série A da Temporada 2020/2021.
Para a Temporada de 2021 será criada a Série A2 (segunda divisão) que será disputada por 12 (doze) associações e composta da seguinte forma:
I – 5 (cinco) associações de pior classificação na Fase Preliminar (Seletiva) do Campeonato Estadual da Série A de Profissionais da Temporada 2020/2021; (das seis que irão disputar a Seletiva, apenas a primeira colocada entrará na fase principal).
II – 1 (uma) associação. A pior classificada na Fase Principal do Campeonato Estadual da Série A de Profissionais da Temporada 2020/2021; (ou seja a 12ª colocada da fase principall)
II – 6 (seis) associações melhor classificadas no Campeonato Estadual da Série B1 de Profissionais de 2020, que não tiverem se qualificado para a disputa da Fase Preliminar do Campeonato Estadual da Série A (A1) de Profissionais da Temporada 2020/2021 (ou seja da 3ª à 8ª posições na classificação geral).
REBAIXAMENTO
As duas últimas associações na classificação geral do Campeonato, que correspondem ao somatório de pontos obtidos nos grupos A e B (Taça Santos Dumont e Corcovado) serão rebaixadas para Série B1 (terceira divisão).
NOVAS NOMENCLATURAS
*PRIMEIRA DIVISÃO (A1) com 12 equipes (em 2021)
*SEGUNDA DIVISÃO (A2) com 12 equipes (em 2021)
*TERCEIRA DIVISÃO (B1) com 15 equipes (em 2021) e 12 equipes (em 2022)
*QUARTA DIVISÃO (B2) com a quantidade que tiver
Comentários
Postar um comentário